Afinal, água de coco em excesso faz mal?

agua de coco em excesso fal mal

Os modos de vida inspiram as maneiras de pensar e os modos de pensar criam maneiras de viver. – Nietzsche

As pessoas precisam fazer suas escolhas alimentares e manter hábitos saudáveis. Com isso, são importantes as orientações nutricionais para uma boa educação alimentar.

Para que o indivíduo possa optar por uma alimentação saudável, a primeira coisa a fazer é ir devagar. Mudanças bruscas, além de alterar as funções orgânicas, podem ser motivos de recaídas. Da mesma forma que ousar pode ser uma atitude bastante interessante. Nesse sentido, provar novos alimentos, especialmente os preparados com frutas e legumes e beber muita água, especialmente, a água de coco.

Mas, afinal, beber água de coco em excesso faz mal?

Vamos nos aproximar de Aristóteles e preferir o que é considerado ideal: o “meio-termo”. O filósofo dizia que todos os excessos são considerados vícios: excesso de coragem é temeridade, falta de coragem, covardia. É preciso buscar o equilíbrio. E na alimentação não é diferente.

Água de coco em excesso faz mal?

O que define o ser como indivíduo é considerar suas características particulares. Ou seja, apesar da raça em comum, cada um possui diferenças físicas e biológicas.

A explicação que se tem para dizer o que faz uma pessoa ser o que é passa pela genética, pelo metabolismo, pelo meio ambiente ou pelo estilo de vida.

Nesse sentido, há indivíduos que não podem receber indicações, por exemplo, de consumo de determinada fruta em excesso, muito menos o seu líquido.

Assim como a água de coco, por sua alta concentração de sódio, seu consumo é restringido para hipertensos e pessoas com deficiência renal. Por conter carboidrato, deve também ser evitada por diabéticos.

O indivíduo saudável pode consumir água de coco, no entanto, os especialistas recomendam apenas três copos de água de coco por dia.

5 mitos que todo mundo acredita sobre a água de coco

São inúmeras as informações que recebemos todos os dias. Sobre alimentação, somos praticamente bombardeados por todos os meios de comunicação. Há muitos esclarecimentos e opiniões sobre o que é bom comer e o que não é. Nessas informações incluem o que é bom para perda de peso, dietas e alimentos milagrosos ou prevenir doenças. Por exemplo, existem indicações de que somente o consumo de uma determinada fruta pode resolver problemas de saúde.

São muitos a informar, mas poucos os que realmente são qualificados para a importância da informação. Daí surgirem os mitos e as verdades: o que vale efetivamente a pena saber. E assim, o consumo da água de coco segue essa lista.

Por isso, separamos alguns mitos que muitos acreditam sobre a ingestão da água de coco.

1. Água de coco engorda?

Aos que fazem dieta, podem consumir somente a água de coco, porque contém baixas calorias; um copo de 200 ml tem 44. Já o leite ou a polpa da fruta contém calorias. A saber: um pedaço de 100g de coco equivale é a 378 calorias.

2. Todas as pessoas podem consumir água de coco

Infelizmente, não. Para as pessoas que têm diabetes, hipertensão ou deficiência renal, não é recomendável o consumo de água de coco. Ela deve ser controlada devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que não são boas para o quadro.

3. Grávidas não podem tomar água de coco?

A água de coco alivia a azia e os enjoos. É também ótima para manter a hidratação do corpo da futura mamãe.

4. Bebês e crianças não podem tomar água de coco

Ao bebê, somente após o sexto mês de vida. Antes disso só leite materno. Já aos pequenos, a água de coco pode ser oferecida, pois irá hidratá-los. Além disso, por ser docinha, as crianças adoram.

5. Atletas e pessoas enfermas não podem tomar água de coco

Por ser uma bebida diurética, rica em nutrientes e livre de gordura auxilia no bom funcionamento do intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente.

Além disso, é rica em potássio, o que faz com que sua ingestão ajude o metabolismo alimentar. A água de coco também é muito usada em casos de emergências para reidratar o organismo em indivíduos com perda de sangue, pois ela age como um soro natural.

3 thoughts on “Afinal, água de coco em excesso faz mal?

  1. Silvana Silva says:

    Achei a explicação muito proveitosa mas até então eu pensava que o nosso criador tinha criado todas as coisas para o nosso benefício só para o nosso benefício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *