Água de coco: benefícios e malefícios explicados

agua de coco beneficios

Nada é mais gostoso do que matar a sede com a refrescante água de coco.

Mas como tudo na vida existe um porém, apesar de deliciosa, com sabor  doce e levemente adstringente, que cativa nosso paladar, há algumas pequenas restrições quanto à ingestão da bebida. Então, vamos lá. A fruta, o coco verde, possui dentro dela  400mL de água que contém muitas propriedades nutritivas, além de altos teores de potássio – mineral muito importante para o funcionamento das células, dos tecidos e dos órgãos do corpo humano. É também um eletrólito, ou seja, uma substância que conduz a eletricidade no corpo, juntamente com o sódio, cloreto, cálcio e magnésio.

Quais são os benefícios?

Contar com a ajuda da natureza só nos faz bem e como a água de coco é totalmente natural ela traz inúmeros benefícios à saúde tais como

Fortalecimento do sistema imunológico

Por conter vitamina C a água de coco fortalece o sistema imunológico, pois aumenta a produção de glóbulos brancos e os níveis de anticorpos. O consumo diário da água de coco revigora nosso sistema imunológico e remove bactérias do organismo.

Funcionamento normal do sistema digestivo

Ao combinar a ingestão de fibras e de água de coco seu sistema digestivo vai funcionar plenamente até regular de vez.

Fornece energia

Beber água de coco provoca o aumento da energia do corpo, especialmente, depois de atividades físicas.

Viva intensamente

Como um perfeito adstringente, a água de coco elimina toxinas, assim você terá disposição e pele muito mais bonita, além é claro de perder peso.

Tem cinco minerais essenciais:

Contém sais mineiras essenciais

Potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, manganês quer mais? eis uma combinação perfeita para qualquer organismo.

“Quando a pessoa sofre deficiência de algum desses elementos, pode ter fraqueza, espasmos musculares, confusões mentais, entre outros malefícios”, alerta.

Sempre fazendo bem a saúde

O consumo de água de coco, ainda que 200ml diários, auxilia nos problemas de vistas e diminuir problemas cardíacos.

Intolerância à lactose

Para as pessoas com intolerância à lactose é uma opção segura, pois a água de coco garante o volume de aminoácidos.

Quais são os malefícios?

Um país como Brasil, com dimensões continentais, com regiões, climas e temperaturas diferenciados, com uma diversidade cultural riquíssima, tem uma raça, alegre, mas também com uma constituição física diferenciada. Cada um tem o seu biótipo. Sendo assim, nossos organismos não são iguais. Por isso, é preciso estar atento e ter cuidado na quantidade de água de coco que se pode ingerir diariamente. Dos componentes mais importantes do coco têm-se os açúcares – glicose e frutose e sacarose. Assim, para quem tem diabetes, é bom consultar o seu médico para saber qual é a quantidade de água de coco recomendada.

Da mesma maneira, o paciente com problema renal. Há uma quantidade apropriada, tudo vai depender da capacidade de eliminar urina ou não. Por isso, procure informações com seu médico. Só ele poderá avaliar o quanto de água de coco pode ser consumida. Isso vale também para pessoas que possuem problemas de hipertensão, pela concentração de sódio presente na bebida, ela fica restringida aos hipertensos. São também mantidas advertências quanto ao consumo de água de coco aos atletas e alérgicos.

Como contornar os malefícios da água de coco?

Sabemos que nenhum excesso é benéfico, assim a ingestão descontrolada de qualquer coisa, seja alimentos ou bebida deve ser moderada. Para isso, nada melhor então do que consultar o médico ou a nutricionista.

Algumas pessoas ainda resistem em tomar a água de coco que vem em caixinha e são vendidas em supermercado e padarias, no comércio em geral, pensando que não é a mesma coisa que a água de coco natural. Mas podem ficar tranquilas. O fabricante segue com rigor as normas estabelecidas para serem preservadas as propriedades nutricionais e atende aos padrões de higiene, maturação, o corte e modo de conservação. É grande o cuidado no processo de lavagem e enxágue, de maneira a desfazer qualquer tipo de contaminação.

É certo que algumas embalagens podem apresentar conservantes, a fim de aumentar o tempo de prateleira do produto, ou ter acréscimo de açúcar, para assim padronizar o sabor. Assim fica mais fácil o consumo da água de coco em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *