Vida saudável: conheça os benefícios do coco

benefícios do coco

Muito além de refrescar, a água de coco é uma bebida ultra saudável! Aliado da beleza e da saúde o coco tem inúmeros benefícios!

Por mais que seja um alimento nutritivo, o versátil coco oferece não só sua água doce e polpa deliciosa para saciar nossas necessidades alimentares, ele vai além: a fruta contém cerca de 400ml de água nas quais a nutrição e os altos teores de potássio repõem sais do nosso organismo.

Não importa se a água é de coco é gelada ou temperatura ambiente, a fruta apresenta teores equilibrados de sais minerais. Outro ponto é a tecnologia usada no processamento e conservação da água de coco em caixinhas, ela é tão cuidada que ajuda o manuseio e estocagem até chegar à prateleira do supermercado, o que possibilita uma validade prolongada.

Agora, se você ainda não se convenceu do poder nutritivo dessa bebida deliciosa, dê uma olhada para as praças, academias, praias e verá como essa bebida é consumida!

Coco: saiba por que você deve começar a consumir a fruta

Todos nós precisamos de autonomia para fazer nossas escolhas e isso não é diferente com as escolhas alimentares. Sabemos que a opção por uma alimentação saudável deve estar condicionada ao acesso a informações confiáveis e consistentes. A adoção de hábitos alimentares faz com que nos sentimos melhor, especialmente agora em que o País mais uma vez apresenta índices positivos sobre a expectativa de vida dos brasileiros.

Nesse sentido, há comprovação de que a água de coco consumida após treinamentos e exercício físicos, elimina as toxinas e contribui com a hidratação do nosso corpo, como também nutre nossas células, uma vez que aumenta os níveis de oxigênio no organismo. A água de coco é responsável por baixar a pressão arterial e impulsionar nosso sistema imunológico. Ademais, a água de coco é ótima para o bom funcionamento do intestino, pois é rica em potássio, e, como já sabemos, não é calórica. A água de coco também ajuda a manter o bom colesterol equilibrado, pois o consumo da bebida diminui as chances de problemas cardíacos. Devido ao alto teor de potássio, a água de coco pode ser empregada como diurético, líquido hidratante e forma de combate a câimbras.

Foi com bastante entusiasmo que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a seguinte divulgação que em 76 anos, de 1940 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos – um acréscimo de três meses e onze dias em relação a 2015!

Outra divulgação entusiástica e que a água de coco é riquíssima em potássio, portanto, é essencial para o cérebro e o sistema nervoso funcionar bem. A ingestão de apenas um copo de água de coco oferecer 13% do potássio necessário durante todo o dia. Por isso vamos viver mais.

Se vamos viver mais, vamos viver com saúde! Para isso, a ingestão de água de coco preveni a asma, a diabetes e a osteoporose.

A aceitação pela água de coco pela maioria das pessoas não é só modismo. Já foram feitas inúmeras pesquisas comprovando que as propriedades funcionais da água de coco só fazem bem para sua saúde. Sendo assim, pode ser consumida em qualquer hora do dia e em qualquer época, além de ser ótima para acompanhar qualquer tipo de refeição, como lanches, almoços e jantares.

A água de coco faz parte de uma alimentação saudável. Isso quer dizer que o consumo dessa bebida atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo.

É muito importante termos consciência de que uma alimentação saudável é constituída de vários grupos alimentares, por isso tem de ser segura, equilibrada e colorida. Sem se esquecer de que para alcançar o equilíbrio na alimentação coma apenas o suficiente, apenas quantidades que atendam e respeitem as necessidades de cada pessoa, de cada organismo.

Quais são as formas mais saudáveis de consumir o coco

Com a água de coco fazendo parte de sua alimentação diária, pode ficar tranquilo sobre as vantagens dessa bebida deliciosa, pois com imaginação havemos de criar muitas combinações de sucos deliciosos com água de coco, como, por exemplo:

  • Os requisitados sucos detox, com couve, uva, limão e frutas vermelhas;
  • Os saudáveis sucos verde;
  • Simplesmente beber água de coco com gengibre durante o dia;
  • O elegante chá com água de coco e abacaxi.
  • Todos deliciosos, relaxantes e saudáveis;

Há também muitas possibilidades de encontrar o coco em alimentos processados como:

  • Iogurtes;
  • Sorvetes;
  • Bombons com recheios de coco.

O coco também está presente em especiarias, como:

  • Tapioca;
  • Pão-de-coco;
  • Vinagre; entre outros.

Doces diversos e que marcam nossa cultura como as cocadas e doce de leite com coco. Deu água na boca?

O coco ralado úmido ou seco tão presente na mesa brasileira na feitura de diversas receitas. Esse tipo de alimento se faz a partir da técnica de desitratação da polpa dos cocos. Não podemos nos esquecer do leite de coco que é um produto obtido a partir da amêndoa ou polpa do coco maduro que, junto à água, constitui o alimento nutritivo. Assim, o coco se destaca pelo tradicionalismo ao realçar o sabor de doces e salgados.

Apesar desse leque de opções sobre o consumo da água de coco, nem todas as pessoas podem consumir a água ou a fruta. Há de haver uma distinção em razão da alta concentração de sódio.

A fim de obter essas conclusões, consultamos pesquisas que são realizadas em praticamente todas as universidades do país, em especial, as investigações feitas sobre as frutas tropicais de alto valor nutricional. Mais do que dá importância a um fruto tão completo, é confiar nas pesquisas que visam a novas fontes alimentares.

Sendo assim, foi possível, por meio de resultados obtidos, observar que a água de coco pode ser empregada como fonte alimentar, podendo ser naturalmente ingerida, além de ser também empregada na elaboração de diversas receitas culinárias, dando assim um maior enriquecimento aos alimentos.

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