Compostagem também é rotina

Sabia que a casca do coco leva em torno de 10 anos para se degradar naturalmente? Um problema ambiental relevante nas grandes cidades do Brasil, em especial no Rio de Janeiro e outras cujo consumo de coco é grande, é a destinação da casca do coco para os aterros sanitários, o que prolonga ainda mais a sua decomposição, além de torná-la mais poluente pela natureza da decomposição que ocorre nesses aterros.

Existem soluções ecológicas para a casca de coco mas muitas empresas acabam não aderindo a essas práticas, por elas demandarem investimento e trabalho, o que as torna, na visão de muitos empresários, economicamente inviáveis. Isso quer dizer que esse processo de reciclagem pode dar prejuízo financeiro ao invés de lucro, o que acaba refletindo na falta de tratamento adequado desse material orgânico que, cada vez mais, vem se tornando um problema socioambiental. 

A reciclagem desse material orgânico é um dos processos que utilizamos desde o início da Coco Legal e apesar de algumas empresas mais jovens seguirem nossos passos, ainda há muitas que não tratam esse resíduo.

Na Coco Legal nenhum coco que utilizamos desde o início das nossas atividades, em 2000, foi parar em qualquer aterro sanitário. 

Iniciamos triturando as cascas de coco e utilizando como adubo na nossa plantação de 2.400 pés de coco em Papucaia, pois a sua casca é rica em potássio e ajuda muito na produtividade do coqueiral. 

Em determinado momento, as vendas da Coco Legal se tornaram maiores do que a nossa própria plantação era capaz de atender, e com isso foi necessária a expansão através da compra de cocos, o que tornou o volume de cascas maior do que a capacidade da nossa plantação de absorvê-las como adubo.Por conta desse grande volume, começamos a compartilhar nossas cascas e fibra de coco com produtores rurais vizinhos e fizemos um investimento em duas usinas de beneficiamento de casca dos cocos.
Com a nossa expansão, em janeiro de 2019 estreitamos a parceria com nosso principal fornecedor de coco, tendo agora disponível um coqueiral de 40.000 pés, para onde toda nossa casca é destinada, triturada e utilizada como adubo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *