Quais são as propriedades da água de coco?

propriedades agua de coco

As propriedades da água de coco

Se a água é uma substância química singular, formada por dois átomos de hidrogénio (H) ligados a um átomo de oxigénio (O), sendo a sua fórmula química H2O. sendo única substância em três estados: sólido, líquido e gasoso às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta e é considerada tão importante para a vida na Terra, imagine a água de coco. Bebida também encontrada na natureza que apresenta quantidades suficientes em sais minerais e açúcares que a torna uma bebida singular, isotônica e natural. Vejamos os dados de análise físico-química da água de coco.

Caracterização físico-química da água-de-coco em 100ml: sacarose280, glicose 2378, frutose) 2400, P 7,40, Ca 17,10, Na 7,05, Mg (mg/100g) 4,77, Mn 0,52, Fe 0,04, K 156,86, acidez 1,11, pH 4,91, sólidos totais 5,84, brix 5,00, vitamina C 1,2, glicídeos totais 3,46, proteína 370, valor calórico 27,51. Fonte: CEINFO.

Essa fruta maravilhosa contém cerca de 400mL de água que apresenta propriedades nutritivas, possuindo altos teores de potássio, entre outros minerais. A água de coco é considerada um verdadeiro repositor de sais. As propriedades da água de coco vão além, ela serve também para aplicações terapêuticas, como seu uso na forma de soro oral ou intravenoso, em pacientes com casos de cólera, problemas intestinais e estomacais. Tem um sabor doce e é levemente adstringente.

No mundo de hoje, cada vez mais as pessoas se preocupam com o bem-estar e buscam na alimentação os recursos para ter uma vida longa e saudável. Ao incluir a água de coco em sua dieta, você perceberá quão benéfica é a sua ingestão à saúde.

Na água de coco são encontrados o cálcio que é excelente para o fortalecimento dos ossos, o sódio que regula o balanceamento da água, o manganês que, além de auxiliar no crescimento, ajuda na expulsão dos radicais livres. O magnésio mantém energia do organismo. Ele está sempre ligado a um fosfato, sal ou ácido que contém fósforo. Sem o magnésio é impossível guardar energia dentro da célula. Já o potássio atua no balanço e distribuição da água no organismo e ajuda no relaxamento muscular.

Veja o que você perde por não consumir água de coco

A água de coco é um produto livre de contaminação e cada vez mais conquista o gosto das pessoas por ser uma bebida gostosa, possuir baixo teor calórico e um valor nutricional bastante significativo, além de ter um gosto e um cheirinho bem agradáveis. No entanto, há pessoas que evitam tomar água de coco, pensando que todos os benefícios que essa bebida traz é exagero. E, assim, continuam ingerindo bebidas cheias de gases, açucaradas e que não ajudam em nada na saúde e no bem-estar.

A água de coco apresenta boas características nutricionais e praticamente quase não possui calorias. Veja bem: em 100ml você encontra apenas  20 de calorias. Vale aqui dizer que a água de coco é composta de basicamente sais minerais e vitaminas e contém somente 5% de açúcar contra 95% de água. Bom, se isso não bastou para te convencer dos inúmeros benefícios da água de coco, saiba que é natural, não causa sensação de desconforto gástrico, como as outras bebidas gaseificadas provocam, e tem a quantidade suficiente e natural de açúcar.

Indo mais além das propriedades riquíssimas da água de coco, ela é um perfeito antioxidante, é leve, nutritiva, um perfeito hidratante corporal. A agua de coco fornece bastantes calorias, especialmente, para nós que vivemos praticamente um ano inteiro de dias quentes.

Entre as principais funções dos sais minerais, estão a formação e manutenção dos ossos do corpo; a composição de algumas moléculas orgânicas; o equilíbrio osmótico e do sistema nervoso. E o regulamento das reações das enzimas.

Quando nos alimentamos de plantas que também se alimentam de plantas entramos numa simbiose incrível com a natureza. Sabemos que 4% do nosso corpo é composto por minerais, e nas propriedades da água de coco encontramos mineiras como cálcio, potássio, magnésio, zinco, cobre, sódio, manganês, ferro. Assim sendo, esses mineiras que são absorvidos do solo pelas plantas servem maravilhosamente de alimentos para nós.

Vivemos num planeta chamado Terra, e muitos elementos químicos que compõem o universo é a chave, podemos dizer, é o mecanismo que regula todo o processo da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *