Seu café da manhã é considerado adequado? Essa pergunta é uma respondida negativamente por cerca de 45% da população. A primeira refeição do dia e uma das três mais importantes, perdendo apenas para o almoço e jantar, em muitos casos não recebe a importância que deveria.
Enquanto dormimos, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Segundo os especialistas em nutrição, nosso corpo é capaz de consumir cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono.
Quando acordamos, precisamos repor o “combustível” para começar as atividades e iniciar um dia com mais plenitude.
Por isso, se você é do tipo que pula o café da manhã, seja por falta de apetite, pressa ou preguiça, é hora de mudar esse hábito!
O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, sugere que as três principais refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar – devam se aproximar do atendimento das porções diárias recomendadas. Dessa forma, considerando a importância e as vantagens do seu consumo adequado, o café da manhã pode ser responsável pelo consumo de algumas ou de todas as porções diárias de alguns grupos alimentares, como o dos cereais, das frutas e sucos naturais, além do leite e seus derivados.
Dê sempre preferência a:
– alimentos naturais;
– alimentos à base de trigo ou de outros cereais
– pães ou biscoitos integrais;
– frutas, sucos da fruta e até mesmo à água de coco;
E lembre-se: consulte sempre seu nutricionista para manter uma alimentação saudável e equilibrada.