2 razões para incluir a água de coco na dieta agora

água de coco na dieta

A primeira razão por ser uma bebida saudável. A segunda por ter poucas calorias e conter nutrientes essenciais. A água de coco é um alimento natural, saudável. Afinal, nunca houve uma época na qual as pessoas preocupassem tanto com a alimentação como nos dias de hoje.

Por ser a alimentação um ato voluntário e consciente, somos nós que escolhemos o nosso alimento, portanto o ato de alimentar está relacionado a práticas que envolvem opções como quantidade e tipo de alimento que comemos, como também a forma como adquirimos o alimento; a maneira como conservamos e preparamos nossos alimentos. Essa preocupação com a alimentação está relacionada à saúde e à forma física. Além disso, existe uma relação direta entre alimentação, nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo.

Assim como outros alimentos, nos apoiamos muito nas bebidas naturais, que visam repor as perdas de água, vitaminas e sais minerais sofridas pelo nosso organismo durante grande esforço físico no trabalho, academia e até mesmo em divertimentos.

Com isso, passamos a buscar por produtos naturais ligados à saúde. Assim chegamos a uma aceitação muito grande pela água de coco.

Mas essa aceitação se deu pela água de coco ser natural? pouco calórica? com sabor agradável? Sim, por todos esses motivos. A água de coco é conhecida mundialmente e muito apreciada em todo o Brasil. Seu consumo cresce a cada ano devido às suas propriedades de reposição de nossa fonte de energia perdida após uma desidratação ou desgaste físico.

Uma curiosidade é que tudo no coco é aproveitado: raiz, caule, folha e fruto são usados para fins artesanais, alimentícios, nutricionais, medicinais, dentre outros, mas a estrela do coco é sem dúvida a água.

Quantas calorias tem a água de coco?

Presente na cavidade da semente do coco, a água de coco é considerada um isotônico natural, rica em nutrientes. A água de coco tem aproximadamente 25% do peso do fruto, sendo sua composição básica 93% de água e 5% de  açúcares, aminoácidos, vitaminas, sais minerais, gorduras neutras. Na água de coco encontramos açúcares dissolvidos, sacarose e glicose.

Trocando em miúdos, a água de coco contém apenas 20 kcal por 100 ml de solução.

Água de coco engorda?

Depende da quantidade ingerida! As principais características da água de coco são os baixos teores de carboidratos e de gorduras, que resulta no valor calórico reduzido. Ela também hidrata, pelo expressivo teor de potássio. Agora, se você quer mesmo perder peso não é bom exagerar. A água de coco fica muito gostosa em sucos e vitaminas. Essa mistura faz com que o metabolismo acelere um aumento de energia, em consequência, ajuda a emagrecer.

Quais são os benefícios da água de coco para a saúde?

São muitos benefícios que a água de coco traz ao nosso organismo. É uma bebida natural que contém boa quantidade de vitaminas e minerais, com aroma e sabor suaves, hidrata o nosso corpo e pode ser consumida em todas as idades. Na água de coco encontramos potássio, por isso é boa para a

musculatura. E não para por aí, na água de coco encontramos também cálcio, zinco, fósforo, magnésio, vitamina B1, 2, 3, 5, 6, ácido fólico, vitamina C. Ufa! É muito bom, não é?

E tem mais benefícios. A água de coco possui antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas e manter o equilíbrio do pH do corpo. Tomar água de coco regularmente ajuda a regular o intestino. Encontramos a água de coco em produtos de beleza, especialmente para hidratação facial e labial e pode ser usada nos cabelos que ficarão com um brilho maravilhoso.

Vale dizer que todas essas vitaminas são naturais!

E as nossas crianças, podem beber água de coco?

Claro que sim! Sabemos que até os seis meses de vida a única fonte de alimento para o nosso bebê é o leite materno. Contudo, após esse período, podemos oferecer ao nosso filhote água de coco. Pode ser que nas primeiras vezes a aceitação seja difícil, mas isso é natural. Não podemos nos esquecer de que acima de tudo a criança precisa de água.

Como incluir a água de coco na dieta?

Para quem quer emagrecer existe um alimento natural, extremamente nutritivo e de baixo valor calórico: a água de coco. Essa bebida deve estar presente na dieta de quem quer emagrecer com muita saúde.

Vale dizer que o processo de emagrecimento resulta da combinação de uma alimentação balanceada, da prática regular de atividades físicas. De nada adiante consumir água de coco e continuar com o mesmo estilo de vida, ou seja, um estilo de vida sedentário. Assim, não se perde peso.

No entanto, se seguirmos a forma certa de ingerir a bebida, naturalmente estaremos diante de um alimento puro que certamente nos ajudará a perder peso. Completando, tudo isso é devido a todas suas propriedades favoráveis; a água de coco não tem colesterol. Sendo assim, vamos sempre optar por beber água de coco ao contrário de outras bebidas cheias de gases.

Vamos criar bebidas naturais, sucos antioxidantes, sucos verde com água de coco é uma delícia. É só darmos asas à imaginação. Agora, fica aqui uma dica: para acertar mesmo na dieta é trocar também sucos muito calóricos, com o de laranja, por exemplo, pela saudável água de coco.

Mas muito cuidado: nunca devemos usar somente água de coco, tampouco substituir nenhuma refeição por ela. Apesar de muitos nutrientes, como já vimos por aqui, a água de coco não possui carboidratos suficientes de fácil absorção que o corpo precisa para gerar energia.

Por fim, sabendo que o alimento e a água são condições essenciais para a manutenção da vida. Que sem alimento, em quantidade e qualidade adequadas, crescem os riscos do desenvolvimento de doenças em nosso organismo, vamos refletir e optar pela escolha saudável, vamos escolher sempre água de coco.

Devemos nos sentir presenteados por saber que a água de coco, retirada de uma fruta ainda verde, de uma árvore tão alta, é natural e deliciosa, rica em vitaminas e minerais, ela hidrata e nutri nosso organismo já no primeiro gole.

Gostou? Leia nossos outros artigos:

Vida Saudável: conheça os benefícios do coco

Benefícios da água de coco: tudo o que você precisa saber

One thought on “2 razões para incluir a água de coco na dieta agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *