Nutricionista responde: água de coco prende ou solta intestino?

agua de coco prende solta

Por ter uma complexa rede nervosa e neuronal em permanente comunicação com o cérebro, nosso intestino é chamado de segundo cérebro.

Água de coco prende ou solta intestino?

Para início de conversa, a água de coco regula o intestino. Isso quer dizer que ele nem prende nem solta. O que ocorre é que a bebida favorece o trânsito intestinal. Por isso que o consumo da bebida é ideal para as pessoas que sofrem com intestino preso, elas não ficam com aquela sensação de inchaço.

Mas por que nosso intestino fica preso? Pela baixa ingestão de líquidos, pouco consumo de fibras e sedentarismo. Vamos saber, resumidamente, como ocorre a nossa digestão: assim que colocamos um alimento na boca, a digestão começa. Glândulas salivares já liberam saliva para que o alimento desça de forma mais fácil e seja mais bem digerido.

No estômago, a comida é triturada e esmagada, até ficar em uma consistência líquida que é enviada para o intestino delgado.

É nessa parte do intestino que a maioria dos nutrientes do que comemos é absorvida. Agora é a vez de o intestino grosso que lida com o resto da comida que não é absorvida pelo corpo. A parede interna desse órgão é formada por muitas boas bactérias que são essenciais para a nossa saúde intestinal. São microrganismos que produzem enzimas capazes de quebrar carboidratos complexos, substâncias presentes em alguns alimentos, que, sem a ajuda dessas bactérias, não seriam completamente digeridos. Depois ocorre a eliminação do que não precisamos mais.

Pois bem, agora que sabemos como funciona o intestino e que a água de coco alivia o intestino preso, existem alguns casos nos quais a água de coco funciona como laxante. Para que isso ocorra de forma eficiente, o recomendado é tomar 350 ml de água de coco mais a mesma medida de H2O. No entanto, é preciso ter cuidado para que o intestino não solte demais, o que pode tornar o efeito desagradável.

É bom também ter atenção quanto as calorias, primeiro por que o açúcar que contém na água de coco pode favorecer a soltura do organismo, provocar incômodos e engordar. A cada 200 ml da bebida o indivíduo ingere entre 40 e 45 calorias aproximadamente. Agora, façamos as contas: se tomarmos um litro, estaremos ingerimos muitas calorias.

É importante também ter em mente como o intestino vai responder, para se ter o controle da ingestão, por que ninguém quer ter uma diarreia. O conselho é: sempre converse com o seu médico.

Mitos e verdades sobre água de coco

Em relação à água de coco, são muitas as informações que recebemos todos os dias. Daí surgirem os mitos e as verdades sobre o seu consumo. Mas, o que vale a pena saber?

Separamos alguns mitos que muitos acreditam sobre a ingestão da água de coco.

Vejamos alguns para jogar por terra as falsas informações.

Todas as pessoas podem consumir água de coco?

Não é bem assim. Para as pessoas que têm diabetes, hipertensão ou deficiência renal, não é recomendável o consumo de água de coco. Ela deve ser controlada devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que não são boas para o quadro.

Água de coco engorda?

Todo excesso faz mal. Para os que gostam de fazer dieta, devem saber quer só podem consumir somente a água de coco, porque contém baixas calorias; um copo de 200 ml tem 44. Já o leite ou a polpa da fruta contém calorias. A saber: um pedaço de 100 gramas de coco equivale é a 378 calorias.

Bebês e crianças não podem tomar água de coco?

Somente após o sexto mês de vida. Antes disso só leite materno. Já aos pequenos, a água de coco pode ser oferecida, pois irá hidratá-los. Além disso, por ser doce, as crianças adoram.

Grávidas não podem tomar água de coco?

Sim e faz bem.  A água de coco alivia a azia e os enjoos. É também ótima para manter a hidratação do corpo da futura mamãe.

Atletas e pessoas enfermas não podem tomar água de coco?

Por ser uma bebida diurética, rica em nutrientes e livre de gordura auxilia no bom funcionamento do intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente. Além disso, é rica em potássio, o que faz com que sua ingestão ajude o metabolismo alimentar. A água de coco também é muito usada em casos de emergências para reidratar o organismo em indivíduos com perda de sangue, pois ela age como um soro natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *